A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


domingo, 2 de junho de 2013

Somos tão Jovens

Informações Técnicas:

Título Original: Somos tão Jovens
País de Origem: Nacional
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2013
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Diretor: Antonio Carlos da Fontoura
Roteirista: Victor Atherino, Marcos Bernstein
Elenco:

          Renato Russo ... Thiago Mendonça
          Ana Cláudia ... Laila Zaid
          Fê Lemos ... Bruno Torres
          Flávio Lemos ... Daniel Passi
          Dona Carminha ... Sandra Corveloni
          Dr. Renato ... Marcos Breda
          Carmem Teresa ... Bianca Comparato
          Marcelo Bonfá ... Conrado Godoy
          Dado Villa-Lobos ... Nicolau Villa-Lobos
          Petrus ... Sérgio Dalcin
          Dinho Ouro Preto ... Ibsen Perucci

Sinopse:

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico junto com Fê Lemos. Posteriormente, se dividindo em a Legião Urbana e Capital Inicial!

O que achei:

Fã confesso da Legião, feliz por ter crescido em Brasília e respirado o mesmo ar que criou tantas bandas incríveis! Não existia outra opção senão ir assistir, logo na estreia (sim vi o filme há um certo tempo)! Não me interessei em procurar saber nada sobre o filme, só queria viver a experiência de ver nascer a maior banda da minha adolescência! E é justamente isso que o filme traz, o nascimento da Legião Urbana, junto com o rock brasiliense que dominaria o cenário nacional no final dos anos 80 e começo dos 90. Não se trata de uma biografia do Renato (que seria muito bem vinda, diga-se de passagem), tanto que o filme não mostra nada além do grupo ... exceto as já famosas brigas e "chiliques" do Renato.

Procurando saber sobre a parte técnica, li que o diretor é das antigas, tendo inclusive dirigido alguns episódios do velho Você Decide ... programa de TV onde o telespectador podia escolher entre dois finais através de ligações. Filmes o cara tem pouco, mas experiência por traz das câmeras é bastante! Os roteiristas são compostos por um estreante e um veterano, tendo assinado vários filmes-biografias nacionais e o excelente Central do Brasil (1998). Já viu o que esperar, né? Um drama bem amarrado com enfoques sociais e psicológicos... Achei o enredo interessante, com algumas liberdades poéticas que deixaram a história muito leve e rápida. Claro que alguns detalhes foram exagerados, tipo a explicação do porquê de o Renato escrever algumas músicas são totalmente descabidas (Eduardo e Mônica é o maior exemplo!).

O elenco é composto basicamente por desconhecidos, embora vários rostos você vai ficar pensando que já viu em algum lugar ... na TV possivelmente. O grande destaque vai mesmo para Thiago Mendonça, ele FOI o Renato Russo ... todos os jeitos e trejeitos, perfeito. Além de ter cantado perfeitamente bem, lembra dele em 2 Filhos de Francisco (2005) - vez o papel do Luciano. Todos foram ótimos, mas ele é o grande destaque ... e com certeza uma grande promessa pro cinema nacional. Outro destaque, mas não por atuação, vai para Nicolau Villa-Lobos, filho do Dado do Legião! Este foi seu primeiro papel, muito fraco e com pouca expressão, o que ficou perfeito para representar o Dado Villa-Lobos - por sempre tão quieto e com ar calmo! Em suma: filme para fãs!

Assistam com certeza!

Nota: 10,0




ps.: estive muito ocupado e vi poucos filmes nos últimos meses, mas tenho algumas críticas para escrever e vou tentar colocar em dia ;)

Nenhum comentário: